No sentido literal, o termo Feedback significa "retroalimentação".
Representa o retorno de uma mensagem enviada por um emissor a um ou mais
receptores. Dar Feedback é trocar percepções sobre o desempenho,
alinhar expectativas, levantar pontos fortes e oportunidades de
melhoria.
O que percebo é que em grande parte das empresas existe a ausência
completa de Feedback, que é originada principalmente por conta de nossa
cultura. No Brasil, assim como na maior parte dos países latinos, não
temos a cultura de falarmos sobre as deficiências das pessoas. Temos a
tendência de reforçar somente os pontos positivos e, raramente falamos
sobre o que o outro precisa melhorar. A ausência de Feedback dentro das
organizações, gera a ausência de comunicação com um grupo. As pessoas
perdem a oportunidade de receber informações de como seu comportamento e
sua atuação está afetando o ambiente.
Para falarmos um pouco mais a fundo sobre isso, vou separar o
Feedback em duas partes: a primeira, como receber o Feedback e a
segunda, como dar um Feedback.
Como Receber Feedback
Feedback é um presente! Por mais que o Feedback venha de forma mal
estruturada, com palavras inadequadas, você está tendo a oportunidade de
saber qual o impacto que você gera nas pessoas e quais seus pontos de
melhoria para que no futuro possa melhorar e desenvolver sua
performance. Então, como agir?
A melhor forma de receber um Feedback é ouvir e adotar uma postura
totalmente egoísta, ou seja, mantenha o foco única e exclusivamente em
você. O Feedback é baseado na percepção e recorte de realidade uma outra
pessoa, entretanto, ele retrata como o outro te vê e te percebe. Pense
no que você fez ou deixou de fazer, para que o outro te perceba desta
forma.
Não adote uma postura reativa e evite se justificar em relação ao
Feedback recebido. Este momento é de escuta ativa e reflexão. Essa é a
oportunidade que você tem de crescer e se tornar um profissional melhor.
Dando feedback
Nesta situação, adotem uma postura totalmente altruísta, ou seja,
pense somente no outro. O mais importante aqui é se ausentar de qualquer
tipo de julgamento. O Feedback baseado em julgamentos não contribui
para o crescimento das pessoas. Pelo contrário, pode subestimar e causar
reações de recusa e contestação por parte de quem o recebe.
Tenha a consciência de que um Feedback tem o objetivo de agregar e
não de criticar. Conheci uma ferramenta de Feedback que particularmente
gosto bastante do Center for Creative Leadership (EUA), que tem uma
sigla S.C.I., que significa Situação - Comportamento - Impacto e que
poderá ser usada por vocês nos próximos Feedbacks.
SITUAÇÃO - A situação é a descrição exata sobre o
fato ocorrido, ou seja, mostrar ao receptor a situação em que o
comportamento foi manifestado. Para ser mais efetivo, dê o Feedback
imediatamente ou pouco tempo depois da situação percebida. Se passar
muito tempo você correrá o risco de esquecer-se de detalhes e da pessoa
também não conseguirá se recordar do que fez ou falou.
Exemplo - Hoje pela manhã na reunião de com nosso Cliente...
Dica - Tente evitar expressões que generalizam como: todos, sempre, nunca, todo dia, entre outras. Você estará se referindo a uma determinada situação, portanto será incoerência generalizar o fato.
COMPORTAMENTO - Aqui explicaremos as ações específicas que caracterizam um determinado comportamento.
Exemplo - Hoje pela manhã na reunião de com nosso Cliente...
Dica - Tente evitar expressões que generalizam como: todos, sempre, nunca, todo dia, entre outras. Você estará se referindo a uma determinada situação, portanto será incoerência generalizar o fato.
COMPORTAMENTO - Aqui explicaremos as ações específicas que caracterizam um determinado comportamento.
A descrição do comportamento fará com que o receptor aceite melhor o
Feedback, pois normalmente é algo muito perceptível e é possível obter
sua confirmação através de outras pessoas que o presenciaram. Quando o
Feedback não é baseado em comportamentos, o receptor se prende na busca
por explicações que possam comprovar o Feedback e não percebe o
aprendizado que o emissor gostaria de ter transmitido.
Exemplo: ... Você entregou a proposta de trabalho sem checar todas as informações e com erros.
IMPACTO - É a descrição das consequências mais expressivas causadas pelo comportamento que a pessoa evidenciou para você ou no ambiente.
Exemplo: ... Isso gerou um descrédito para nossa empresa e fez com que o cliente desistisse da compra.
Exemplo: ... Isso gerou um descrédito para nossa empresa e fez com que o cliente desistisse da compra.
O Feedback é uma das melhores ferramentas para os líderes
desenvolverem pessoas. Por isso, faço aqui um convite para que
experimentem essa ferramenta e colham os frutos que crescerão dentro de
suas organizações.
Sucesso!
Fonte: http://www.rh.com.br
Por: Andréa Lima Turma de RH idecc/ Messejana
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